segunda-feira, 18 de maio de 2009

Passagem Para - Finlândia


A Finlândia é um país do Norte da Europa. Sua capital é Helsínquia Helsinque, com 559 000 habitantes. "Finlândia" em latim é Fennia (termo usado para nomear o país cientificamente) e "Finlândia" na raiz germânica é Finland (do sueco Finland, cujos derivados estão sendo usados em várias línguas, derivados de Suomi estão sendo usados nas línguas mais próximas, e nas línguas bálticas, como o letão e o lituano).
A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337 000 km². O país foi classificado como 11º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, tendo um IDH de 0,952 (2007).

Fonte: Wikipédia: Finlândia

Finlândia 1 - Todo o conforto e um celular
Poucos lugares no mundo oferecem à população um padrão de vida tão alto como a Finlândia. Esse é um país em que praticamente todos têm computador e celular. Luís Nachbin vai mostrar como os introspectivos finlandeses usam as facilidades tecnológicas. A comunicação “olho no olho” parece já ter saído de moda nesse bonito país no norte da Europa.
Finlândia 2 - O embaixador da bola
Um jogador brasileiro que vive na Finlândia teve uma idéia: visitar as escolas para aumentar a popularidade do futebol naquele país. O hóquei no gelo é a modalidade preferida da população. Luís Nachbin vai mostra a história do gaúcho Luciano Martins, o embaixador da bola que conseguiu uma bela combinação de educação com esporte.
Finlândia 3 - Os ídolos da bola
Muitos jogadores de futebol do Brasil sonham em jogar na Europa: Itália, Espanha, Inglaterra, Portugal... Mas, e a Finlândia? Luís Nachbin convive com brasileiros que viraram ídolos e outros recém-chegados. Por um lado, o padrão de vida elevado e a justiça social fascinam os brasileiros. Por outro, eles têm que enfrentar o frio e as diferenças culturais.
Finlândia 4 - samba no pé frio?
Luís Nachbin vai mostrar situações de intercâmbio cultural Brasil-Finlândia. Parte daquele país fica no Pólo Norte, mas eles parecem adorar o calor do nosso ritmo. A típica introspecção das pessoas acaba quando começa a apresentação de uma escola de samba finlandesa.
Finlândia 5 - Artista solitário
“Passagem Para...” vai até Turku, a mais antiga cidade na Finlândia, e descobre um artista brasileiro. Marco Pinto trabalha com teatro de bonecos. Ele tem um pequeno teatro onde faz tudo sozinho: texto, vozes, luz, música – além de construir os bonecos. Luís Nachbin vai mostrar a interação deste artista solitário com as crianças finlandesas.
 
http://gtgames.net.br/brogui%20do%20umor/broguidoumor.xml